language,語,Sprache,язык,स्टॉक
O Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS, na sigla em inglês) é um grupo jihadista que age no Iraque e na Síria.
O Levante foi formado em abril de 2013 e surgiu a partir da Al-Qaeda do Iraque. Desde então, o grupo se tronou dissidente e se transformou em um dos principais grupos jihadistas, enfrentando as forças do governo na Síria e obtendo vitórias militares no Iraque.
Tópicos relacionados
O último S da sigla em inglês do grupo está relacionada à palavra em árabe "al-Sham". Isto pode significar o Levante, Síria ou mesmo Damasco, mas no contexto da jihad global, se refere a Levante.
O tamanho exato deste grupo não está claro mas acredita-se que tenha milhares de membros, incluindo muitos estrangeiros. Correspondentes afirmam que o grupo pode estar passando à frente da Al-Qaeda e sendo considerado o mais perigoso grupo jihadista do mundo.
A organização é liderada por Abu Bakr al-Baghdadi. Pouco se sabe sobre ele, mas acredita-se que ele nasceu em Samarra, norte de Bagdá, em 1971, e se juntou à rebelião que começou a surgir no Iraque logo depois da invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.
Em 2010 ele chegou à liderança da Al-Qaeda no Iraque, um dos grupos que se transformou, depois, no Levante.
Baghdadi é visto como um comandante de campo de batalha e um estrategista o que, segundo analistas, faz o grupo ser mais atraente para jovens jihadistas em comparação à Al-Qaeda, que é liderada por Ayman al-Zawahiri, um teólogo islâmico.
Peter Neumann, professor do King's College de Londres estima que cerca de 80% dos combatentes ocidentais na Síria se juntaram ao grupo.
Já o Levante afirma ter combatentes da Grã-Bretanha, França, Alemanha e outros países europeus, além de membros dos Estados Unidos, outros países árabes e países da região do Cáucaso.
Mas, ao contrário dos outros grupos rebeldes na Síria, o Levante parece estar trabalhando para a implantação de um emirado islâmico que abrange a Síria e o Iraque.
O grupo também já conseguiu vitórias militares consideráveis. Em março de 2013 tomou a cidade síria de Raqqa, a primeira capital de província que ficou sob controle de rebeldes.
Em janeiro de 2014, aproveitou a crescente tensão entre a minoria sunita iraquiana e o governo liderado pelos xiitas ao tomar o controle da cidade de Fallujah, que é predominantemente sunita e fica na província de Anbar, no oeste do país.
O grupo também tomou controle de grandes áreas da capital da província, Ramadi, e está presente em várias cidades perto das fronteiras com a Turquia e a Síria.
Brutalidade
Nas áreas sob seu controle o grupo também ganhou a reputação de brutalidade. E, quando conquistou a cidade de Mosul, em junho, o Levante gerou repercussão internacional.
Os Estados Unidos disseram que a queda da segunda maior cidade do Iraque frente ao Levante é uma ameaça a toda a região.
O grupo tem operado de forma independente em relação a outros grupos jihadistas na Síria, como a Frente al-Nusra, a afiliada oficial da Al-Qaeda no país, e também tem relações tensas com outros rebeldes.
Baghdadi tentou juntar o Levante com o al-Nusra, mas al-Nusra rejeitou a proposta e os dois grupos operam separadamente desde então.
O líder da Al-Qaeda no Iraque, Ayman al-Zawahiri pediu que o Levante concentrasse suas atividades no Iraque e deixasse a Síria para o al-Nusra, mas Baghdadi desafiaram abertamente o líder da Al-Qaeda.
E a hostilidade em relação ao Levante aumentou muito na Síria, pois o grupo ataca regularmente outros rebeldes e maltrata os civis que apoiam os grupos de oposição ao governo do país.
Em janeiro de 2014, rebeldes apoiados por países ocidentais e grupos islamistas lançaram uma ofensiva contra o Levante, tentando expulsar seus combatentes da Síria.
Milhares de pessoas teriam sido mortas nestes combates.
Leia mais sobre esse assunto
Notícias relacionadas
Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.
0 Comentários