Header Ads Widget







mediaRebeldes das Farc, às vésperas do congresso que aprovou acordo de paz.REUTERS /John Vizcaino

Os guerrilheiros marxistas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aprovaram por unanimidade o acordo de paz com o governo e a ideia de formar um novo partido político, anunciou Ivan Marquez, chefe militar do grupo, nesta sexta-feira (23).
Segundo os termos do acordo, as Farc vão se transformar em partido político que poderá contar com dez parlamentares não eleitos até 2026. A decisão sobre o partido foi tomada ao final do último congresso organizado pela facção revolucionária em Yari, no sul da Colômbia.
Depois de quatro anos de negociações sob mediação cubana em Havana, Bogotá e as Farc chegaram no mês passado a um acordo de paz que coloca fim a meio século de uma rebelião que provocou cerca de 250 mil mortos.
“A guerra terminou, viva a Colômbia, viva a paz”, lançou Ivan Marquez à imprensa. “Informamos o país e o governo, os governantes e os povos do mundo inteiro que os delegados rebeldes presentes no congresso aprovaram o acordo de paz por unanimidade”, acrescentou.
Documento tem cinco pontos
O texto deverá ser assinado na segunda-feira (26) pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e por Rodrigo Londono, mais conhecido por seu nome de guerra “Timochenko”, chefe das Farc.
Os colombianos vão votar no dia 2 de outubro sobre o acordo. Em seguida ao plesbiscito, está prevista a desmobilização dos rebeldes. As pesquisas de opinião apontam que o acordo deverá ser ratificado. O documento de paz, com cinco pontos, prevê uma reforma agrária, o fim do comércio de drogas, indenização de vítimas, representação política das Farc e a desmobilização.
(Com informações da AFP)
 
Fonte:




RFI+








Gostou? Compartilhe !!!


Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.



  Ir para a pagina inicial

Postar um comentário

0 Comentários