POR JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO
Senador petista e ex-líder do Governo fez acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República na Operação Lava Jato e citou presidente e seu antecessor
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade mais influente da advocacia no País, informou nesta quinta-feira, 3, que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso à delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS). O petista fez acordo com a Procuradoria-Geral da República na Operação Lava Jato.
A revista IstoÉ divulgou os detalhes da delação de Delcídio que teria 400 páginas e trechos do depoimento. O senador citou vários nomes, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e detalhou os bastidores da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás, entre outros assuntos. As primeiras revelações do ex-líder do governo fazem parte de um documento preliminar da colaboração.
“A OAB irá requerer ao Supremo Tribunal Federal acesso a delação do senador Delcídio do Amaral, cujo teor, segundo a imprensa, indica influência direta da presidente da República na condução da operação Lava Jato, bem como supostos desvios na nomeação de ministros para os tribunais superiores com o intuito de influir no andamento da operação Lavo Jato”, informou a assessoria do presidente da Ordem, Claudio Lamachia, em nota.
Na semana passada, a OAB solicitou ao juiz Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Lava Jato na 1ª instância, em Curitiba, acesso aos autos da operação ‘para avaliar a possibilidade de um pedido de impeachment contra a presidente da República’.
As primeiras revelações do ex-líder do Governo fazem parte de um documento preliminar da colaboração. Nesta fase, o delator indica temas e nomes que pretende citar em seus futuros depoimentos após a homologação do acordo. Delcídio foi preso no dia 25 de novembro do ano passado acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato e solto no dia 19 de fevereiro. Desde que saiu da prisão, Delcídio nega ter feito delação premiada.
Mais em Política no ESTADÃO
Suíça autoriza que extratos de Cunha sejam utilizados para denunciá-lo por evasão
03/03/2016, 17h03
STF decide por unanimidade transformar Cunha em réu na Lava Jato
03/03/2016, 16h41
Para Wagner, delação de Delcídio tem 'muita poeira e pouca materialidade'
03/03/2016, 16h16
Delação de Delcídio sobre Lula, 'beira o raio da loucura', afirma Gilberto Carvalho
03/03/2016, 16h03
Defesa pede 'imediata liberdade' para ex-marqueteiros de Lula e Dilma
03/03/2016, 15h51
Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.
language,語,Sprache,язык,स्टॉक
0 Comentários