Header Ads Widget






por Miguel do Rosário

Enquanto jornalistas da Globo, quando são assassinados, viram nome de viadutos, escolas, monumentos, quiçá até mesmo feriados nacionais, blogueiros políticos vêm sendo assassinados no país sem nenhuma repercussão. É o caso de Edinaldo Filgueira.
edinaldo-pt-1

Na madrugada desta sexta-feira, os assassinos do blogueiro Edinaldo Filgueira foram condenados por júri popular. Faltou só condenar o mandante do crime, o qual, segundo a família da vítima, seria o prefeito Josivam Bibiano Azevedo (PSDB), primo de 3 dos condenados. Segundo o texto publicado abaixo, ele foi apontado pelas investigações como o autor intelectual do assassinato, tendo sido preso por duas vezes preventivamente.
A juíza, contudo, decidiu não aceitar a denúncia contra Azevedo.
Importante: Filgueira foi morto por causa das denúncias contra o prefeito tucano.
*
Assassinos de blogueiro são condenados por juri popular
Os acusados de matarem o blogueiro, jornalista e presidente do PT do município de Serra do Mel-RN – Edinaldo Filgueira(36), foram condenados pelo juri popular. O veredito saiu na madrugada desta sexta feira após um longo embate entre acusação e defesa. A acusação sustentou a tese de crime de pistolagem encomendado por interesses políticos. Enquanto a defesa focou na estratégia de tentar descaracterizar o crime de formação de quadrilha para com isso atenuar a situação de parte dos acusados, embora sacrificando outros três que confessaram participação no crime, assumindo sozinhos a autoria.
Nesta quinta-feira, 5, foram julgados e condenados:
Francisco Fábio Ferreira, o Galego – Pena: 19 anos de prisão em regime fechado
Paulo Ricardo da Costa, o Paulinho – Pena: 19 anos de prisão em regime fechado
Abinadab Ismael Nunes Pereira da Silva – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado
Daniel dos Santos Azevedo – Pena: 20 anos de prisão em regime fechado
Marcélio de Sousa Moura – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado
Rafânio Brito de Azevedo, o Alemão – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado
Crime político
De acordo com a tese vencedora do Ministro Público, com o avanço das investigações, ficou comprovado que coube aos denunciados Rafânio Brito Azevedo, Ranielly Brito Azevedo, Daniel dos Santos Azevedo e Cícera Soares orquestrar o assassinato de Edinaldo, provando-se ao final, que as constantes denúncias de irregularidades na Administração Pública em Serra do Mel, então governado por Josivan Bibiano (PSDB), levadas a conhecimento público pelo jornal de propriedade da vítima, teria sido o motivo da morte.
O então prefeito Josivam Bibiano Azevedo (PSDB), primo de 3 dos condenados, foi apontado pelas investigações como o autor intelectual do assassinato, tendo sido preso por duas vezes preventivamente.
Mesmo após entendimento do TJ-RN, que recebeu a denúncia e decretou a prisão preventiva do prefeito do ex-prefeito uma juíza de primeira instância que atuou como substituta na vara criminal onde o processo tramita, decidiu pelo não recebimento da denuncia contra o tucano.
Protesto
Familiares, militantes políticos e blogueiros fizeram protesto próximo ao Fórum pedimos justiça e reivindicando liberdade de expressão. Numa das faixas o grupo pedia uma punição para o mandante do crime.
Fonte:






Deixe seu comentário.                                                                     Ir para a pagina inicial

Postar um comentário

0 Comentários