De acordo com guarda costeira japonesa, três embarcações 'ignoraram avisos'
Navio chinês nas águas das ilhas Senkaku, chamadas Diaoyu pela China (AFP)
Navios da China entraram pelo segundo dia consecutivo em águas territoriais próximo às ilhas Senkaku/Diaoyu, controladas pelo Japão e objeto de disputa territorial entre os dois países– além das duas potências, Taiwan também afirma ter soberania sobre o arquipélago.
Lei mais:
Barcos chineses rondam ilhas disputadas com Japão
Na ONU, China acusa Japão de roubar ilhas em disputa
Japão pede moderação da China em disputa por ilhas
Barcos chineses rondam ilhas disputadas com Japão
Na ONU, China acusa Japão de roubar ilhas em disputa
Japão pede moderação da China em disputa por ilhas
De acordo com a guarda costeira japonesa, três embarcações de vigilância chinesas "ignoraram os avisos" de navios de patrulha do Papão e entraram nesta quarta nas águas próximas às ilhas, pouco depois das 12h30, no horário local (0h30 em Brasília).
Os navios chineses estavam perto de Kubashima, uma das ilhotas do arquipélago, chamado de Senkaku pelos japoneses e de Diaoyu pelos chineses. Na terça-feira, quatro embarcações da China já haviam estado próximo às ilhas em disputa, onde permaneceram por aproximadamente seis horas, apesar dos alertas do Japão para que deixassem o local.
As tensões entre Japão e China se acentuaram nas últimas semanas por cusa do controle sobre as ilhas, localizadas no Mar da China Oriental. O conflito, que é histórico, foi agravado após o Japão decidir nacionalizar três das oito ilhotas do arquipélago (leia mais abaixo). Situado 200 quilômetros a nordeste de Taiwan e 400 quiloômetros a oeste de Okinawa, no sul do Japão, o território é desabitado, mas fica em uma área rica em pesca e possivelmente sobre uma reserva de gás natural.
Entenda como ilhotas colocaram a China contra o Japão
A soberania de oito ilhas rochosas provocou crise diplomática entre dois fortes parceiros comerciais e desatou uma onda de protestos anti-Japão em cidades chinesas.
1 de 7
Barco japonês navega na região das ilhas Senkaku, disputadas por Japão, China e Taiwan
Qual é o contexto histórico da disputa?
A disputa pelas ilhas data de 1895. Segundo o Japão, nessa época a China cedeu o território ao perder a guerra sino-japonesa. A China diz que o Japão tomou ilegalmente o território ao forçar a dinastia Qing a assinar o Tratado de Shimonoseki. Durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos administraram as ilhas, mas as devolveram ao Japão em seguida. A China diz ter recuperado a soberania das ilhas após o conflito com a Proclamação de Potsdam, de 1945, mas o Japão diz que elas não estavam incluídas em um acordo posterior, o Tratado de Paz de San Francisco, de 1951. Em 1971, tanto China como Taiwan declararam soberania sobre as ilhas e, desde então, a questão virou um entrave diplomático.
(Com Agência Estado)
Fonte:
Deixe seu comentário.



0 Comentários