A empresa chinesa Shaanxi Coal Group investirá 1.250 milhões de dólares para abrir uma fábrica de fertilizantes na província argentina de Tierra del Fuego, no extremo sul do país.
O acordo foi alcançado e assinado na noite de segunda-feira entre os governadores da Terra do Fogo, Gustavo Melella, e da província chinesa de Shaanxi, Zhao Yide, informou a Télam .
Essa planta, que pretende se tornar a de maior tecnologia nessa área em toda a América Latina, terá como objetivo abastecer o mercado interno e exportar excedentes.
De acordo com o acordo firmado, a planta terá capacidade para produzir anualmente 600 mil toneladas de amônia sintética e 900 mil toneladas de uréia, entre outros fertilizantes e herbicidas.
O embaixador argentino na China, Sabino Vaca Narvaja, que visitou uma planta modelo da empresa de investimento e esteve presente na assinatura do acordo, destacou que este projeto fará da Argentina um exportador de fertilizantes, produto que, segundo ele, é atualmente uma boa estratégia para o mundo .
O diplomata acrescentou que o investimento do Shaanxi Coal Group prevê também a construção de uma central térmica que fornecerá energia à central e à província, bem como a melhoria dos portos da Terra do Fogo e a construção de um terminal portuário polivalente com um recinto interno, que permitirá a atracação de navios de 20.000 toneladas.
A assinatura do acordo ocorreu no âmbito da participação da Argentina, com a presença de Vaca Narvaja, na sexta Feira de Investimentos e Comércio, organizada pela província de Shaanxi.
0 Comentários