Inflação no Reino Unido atinge o nível mais
alto desde fevereiro de 1982
A inflação no Reino Unido disparou em julho para 10,1% , o nível mais alto desde fevereiro de 1982, informou a Reuters na quarta-feira, citando dados oficiais.
Segundo a mídia, os preços subiram 0,6% em julho, em relação ao mês anterior, sem levar em conta os ajustes sazonais. Em junho, a taxa anual de inflação no país foi de 9,4%.
O crescimento superou as previsões de economistas em uma pesquisa da Reuters, que previa que a inflação atingiria 9,8% em julho.
Neste contexto, o chanceler britânico do Tesouro Nadhim Zahawi afirmou que sua prioridade agora é "controlar a inflação". "Estamos agindo por meio de uma política monetária forte e independente, decisões fiscais e de gastos responsáveis e reformas para aumentar a produtividade e o crescimento", acrescentou o alto funcionário.
A crise económica está a agravar-se no Reino Unido, depois de Boris Johnson ter sido forçado a demitir-se, num contexto de adoção de sanções massivas contra a Rússia e com a economia em recessão após a pandemia de covid-19 e o Brexit.
O Guardian informou recentemente , com referência a um relatório do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social, que a inflação na nação britânica subirá para níveis " astronômicos " no próximo ano. O aumento dos preços do gás e dos alimentos está impulsionando a inflação, que pode chegar a 11% até o final do ano , de acordo com várias previsões.
TV Mundo
Contato Apenas WhatsApp
0 Comentários