Header Ads Widget





Imagem: Uma van cai em pedestres em Barcelona

Fonte:

Ataque terrorista de Barcelona: Van Ramming mata pelo menos 13, danos de feridos, suspeito preso


por  , 

Uma furgoneta terrorista atravessou uma praça pedestre lotada no coração de Barcelona na quinta-feira à tarde, matando pelo menos 13 pessoas e ferindo dúzias, o último de uma série de ataques de baixa tecnologia nas cidades européias.
Funcionários da região autônoma espanhola da Catalunha, que inclui Barcelona, ​​disseram ter preso um homem pelo ataque em Las Ramblas. Não ficou claro se eles identificaram outros ainda em liberdade.
E disseram que esperavam que o número de mortes aumentasse.

"Minha mais séria condenação ao ataque terrorista em Barcelona", disse o ministro do Interior de Catalão, Joaquim Forn, antes da noite, cair na cidade. "Podemos confirmar 13 mortes e mais de 50 feridos".

O ataque, que ocorreu durante o auge da temporada turística na segunda maior cidade da Espanha, é o incidente de terror mais mortal na Espanha desde março de 2004, quando quase 200 pessoas foram mortas por bombas plantadas em quatro trens de comboio de horário de pico em Madri. E é o sexto ataque mortal envolvendo um carro ou caminhão nos últimos 13 meses; Os outros ocorreram em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.
A história do terrorismo da Espanha está muito mais atrasada. O país lutou com uma campanha de décadas do grupo separatista vasco ETA, que renunciou às armas no início deste ano.
Desde os ataques de 2004, as autoridades prenderam dezenas de pessoas suspeitas de terrorismo, incluindo membros de uma célula suspeita de ISIS em junho. Por sua proximidade com o norte da África, a Espanha é vista como um ponto de trânsito para combatentes islâmicos radicalizados. Em 2015, as autoridades romperam um suposto grupo vinculado ao ISIS , disseram que estava planejando um ataque em Madri. Em março, as autoridades apreenderam milhares de armas que disseram que estavam vinculadas a grupos terroristas.
Após o ataque de quinta-feira, as autoridades espanholas e o consulado dos EUA em Barcelona pediram às pessoas que evitassem a área das Ramblas, particularmente perto da Plaza de Catalunha.


O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, expressou suas condolências pelas vítimas e disse que os Estados Unidos estavam monitorando a situação e oferecendo assistência às autoridades locais. Ele exortou os americanos em Barcelona a permitir que os entes queridos saibam se estavam seguros.
O presidente Donald Trump pediu a condenação do ataque e exortou a Espanha a ser "forte e forte".


O ataque se desenrolou ao longo de uma rua com amplas praças de pedestres alinhadas com restaurantes e lojas que, nas tardes de verão, reúne-se com habitantes locais, turistas, comerciantes e artistas de rua.
O vídeo e as fotos do rescaldo mostraram pessoas, ensangüentadas e imobilizadoras, esparramadas no shopping entre detritos e trabalhadores de emergência. A polícia atravessou as ruas próximas com armas desenhadas.
Rachel Mersky, designer de produtos da Oakland, Califórnia, disse à NBC News que estava caminhando na área e ouviu uma comoção. "De repente, todos começam a gritar e correr, caindo um ao outro e chorando, então eu comecei a correr também", disse ela.
Imagem: Uma van cai em pedestres em Barcelona
As pessoas feridas reagem depois que uma furgata estrelou em pedestres em Las Ramblas, no centro de Barcelona, ​​no dia 17 de agosto. David Armengou / EPA
Ela disse que seguiu a polícia mais perto da cena, mas já havia sido bloqueada.
Steve Garrett, um turista britânico, observou a cena se desenrolar do telhado de uma padaria.
Ele lembrou que ver duas ondas de pessoas gritando, incluindo muitos turistas e crianças, correm para uma área de mercado. Então veio a polícia.
"Eles pareciam estar varrendo a área do mercado, ficou claro que eles estavam procurando por alguém ou algo assim", disse Garret.

Susan McLean, uma ex-policial da Austrália, também viu a onda de pessoas em pânico.
Ela disse à NBC News que ela imediatamente pensou que era um ataque terrorista.
"Eu era policial por 27 anos e o medo em seus rostos ... eu só sabia", disse McLean.
Ela disse que se juntou a cerca de 100 outras pessoas que se refugiaram em uma loja de roupas femininas. Após cerca de meia hora, ela voltou para o quarto de hotel nas proximidades.
"É a triste realidade da vida", disse ela sobre o ataque. "Não é uma questão de se, é uma questão de quando você será afetado por um ataque terrorista".
Várias equipes de basquete masculinas americanas estavam em Barcelona para uma série de fósforos de exibição. Alguns, incluindo Clemson University e Oregon State, relataram que suas equipes estão OK.









.......................................→
Comente no telegram



Comente no facebook



Comente no Google +



Responder no twitter




Postar um comentário

0 Comentários