Header Ads Widget







Pela manhã o Ibovespa passava os 48.000 pontos, com 3,50% de alta, e o dólar chegou a ser cotado a R$ 3,70, com queda de 2,5%


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, na reunião do Conselho Político da Presidência do PT, nesta segunda-feira (15), em São Paulo
Mercado reagiu bem ao agravamento da crise envolvendo o governo da presidente Dilma Rousseff e à nova fase da Operação Lava Jato(Jorge Araújo/Folhapress)
O principal índice da bolsa de valores, o Ibovespa, disparava 3,91%, aos 49.039 pontos na tarde desta sexta-feira, após a Polícia Federal lançar nova fase da operação Lava Jato que tem como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mercado de câmbio, o dólar chegou a cair 2,5%, mas queda desacelerou ao longo da tarde.
Às 16h30, o dólar recuava 0,81%, a 3,7712 reais na venda, após cair 5,03 % nas três sessões anteriores. Mais cedo, a moeda americana chegou a recuar 3%, a 3,6876 reais, na mínima deste pregão, menor patamar intradia desde 1º de setembro de 2015 (3,6192 reais).
"(A presidente Dilma Rousseff) já está muito fragilizada e com isso a oposição ganha mais força", disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado. "Se as manifestações do dia 13 forem grandes, a situação fica muito ruim para ela", acrescentou, referindo-se a protestos planejados a favor do impeachment da presidente. Se mantiver esse ritmo, o dólar fechará esta semana com a maior queda acumulada desde outubro de 2008.
A operação Lava Jato lançou nesta manhã nova fase da investigação tendo como alvo Lula, contra o qual foram expedidos mandados de condução coercitiva e busca e apreensões, para apurar possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do esquema envolvendo a Petrobras.
Notícias que aumentam a pressão sobre Dilma, alvo de processo de impeachment, vêm sendo bem recebidos pelo mercado, que entende que uma troca no governo pode trazer de volta a confiança e abrir espaço para mudanças na política econômica.
E, agora tendo Lula como alvo direto, a Lava Jato poderia atrapalhar os planos do ex-presidente de concorrer nas eleições de 2018.
Ainda assim, alguns analistas ponderam que as turbulências políticas podem dificultar ainda mais a governabilidade no presente. Além disso, não é certo que a saída da presidente resultaria em um governo mais apto a promover as reformas econômicas dolorosas que muitos acreditam ser a chave para a recuperação brasileira.
"O mercado está apostando em uma retomada da confiança que pode não se concretizar. Há uma certa euforia e acho que algumas pessoas estão indo no embalo, mas tem muita água para rolar ainda", disse o operador de um banco internacional, sob condição de anonimato.
Na véspera, o dólar já javia caído mais de 2% sobre o real, reagindo à notícia de suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na operação Lava Jato envolvendo a presidente Dilma e Lula.
(Com Reuters)

Fonte:






Gostou? Compartilhe !!!

Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.


  Ir para a pagina inicial 


language,語,Sprache,язык,स्टॉक


Postar um comentário

0 Comentários