Muitas famílias começaram a deixar Mosul depois de ocupação por sunitas
Militantes islamistas no Iraque tomaram mais duas cidades nesta sexta-feira, aumentando as áreas sobre seu controle no país e intensificando os temores de uma ofensiva contra Bagdá.
Os islamistas sunitas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS, na sigla em inglês) ocuparam Saadiya e Jalawla na província de Diyala. As forças de segurança do governo abandonaram suas bases na região.
O ISIS já havia ocupado anteriormente as cidades de Mosul e Tikrit. Analistas temem que os insurgentes islamistas sunitas estejam se deslocando rumo ao sul, em direção a Bagdá e outras áreas controladas pela maioria xiita, que os militantes sunitas veem como "infieis".
Para o editor da BBC para Oriente Médio Jeremy Bowen, o avanço dos insurgentes sunitas no Iraque pode ter grande impacto, com potencial de redesenhar as fronteiras na região.
Bowen diz que o grupo pode almejar a criação de um emirado islamista na região, unindo partes do Iraque e da Síria que estão sob seu comando.
A ascensão do ISIS poderia provocar um conflito tanto com o governo xiita do premiê iraquiano, Nouri Maliki, quanto com o Irã, país também governado por uma maioria xiita.
O governo dos Estados Unidos disse estar considerando "todas as opções" contra os insurgentes sunitas - sem descartar a possibilidade de envio de tropas ao Iraque.
0 Comentários