Profissionais protestam contra texto final da MP dos Médicos, que facilita a concessão de registros aos graduados no exterior
Mais 215 profissionais cubanos que participarão do programa Mais Médicos desembarcaram na quarta-feira em Brasília(Erasmo Salomão/ASCOM/MS)
Médicos de todo o país planejam uma paralisação nacional na terça-feira, 8 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira. Segundo ele, a greve deve suspender os atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), aos convênios médicos e até mesmo a consultas particulares. Serão mantidos apenas atendimentos de urgência e emergência.
Os médicos protestam contra o texto final da medida provisória 621 (MP dos Médicos), aprovado na última terça-feira por uma comissão especial do Congresso. A nova redação retira dos Conselhos Regionais de Medicina a prerrogativa de emitir o registro provisório para os médicos do programa – a atribuição passou a ser do Ministério da Saúde. Segundo a Fenam, o programa federal Mais Médicos possui sucessivos equívocos e coloca em risco a segurança do atendimento à população.
Leia também:
Texto final da MP dos Médicos facilita concessão de registros
Mais 2.000 cubanos devem chegar esta semana ao Brasil
Primeira avaliação do programa reprova só um estrangeiro
Texto final da MP dos Médicos facilita concessão de registros
Mais 2.000 cubanos devem chegar esta semana ao Brasil
Primeira avaliação do programa reprova só um estrangeiro
MP dos Médicos — A terça-feira foi escolhida por ser o dia da primeira votação do texto final da MP na Câmara dos Deputados. O relatório precisa ser votado na Câmara e no Senado até 5 de novembro para não perder a validade.
O texto final da MP deixou de fora as principais reivindicações da categoria médica, como a exigência da revalidação do diploma dos médicos graduados no exterior. Além disso, o Congresso aprovou a inclusão de uma medida que torna o Ministério da Saúde responsável pela emissão dos registros provisórios dos médicos estrangeiros — antes, a função cabia aos Conselhos Regionais de Medicina. .
(Com Estadão Conteúdo)
Fonte:
Recomendados para você
Primeiro médico estrangeiro desiste do programa
Mulher morta em Washington sofreu de depressão pós-parto, afirma mãe
Nem Silvio Santos salva Tiago Abravanel na 'Dança dos Famosos'
Deixe seu comentário.
0 Comentários