Header Ads Widget









mediaForças armadas iraquianas perto de Fallujah (30/5/16).REUTERS/Alaa Al-Marjani
As tropas iraquianas avançam lentamente em Fallujah, devido ao grande número de artefatos explosivos instalados no caminho pelos extremistas, indicou nesta terça-feira (7) o comando militar, destacando, no entanto, que a tomada completa da cidade acontecerá em questão de dias.




.




Apoiadas pela aviação da coalizão internacional comandada pelos Estados Unidos e por forças paramilitares, as tropas iraquianas lançaram em 23 de maio uma ofensiva para retomar Fallujah, localizada 50 km a oeste de Bagdá e controlada pelo grupo Estado Islâmico desde janeiro de 2014.
Em 30 de maio, entraram em Fallujah, mas avançaram com dificuldade rumo ao centro da cidade, onde estão bloqueados cinquenta mil civis, aos quais falta comida e remédios.
"As forças de segurança avançam do sul para o centro de Fallujah, mas avançam com prudência para preservar a vida dos civis", disse à AFP o comandante da operação, general Abdelwahab al Saadi."Nos próximos dias, libertaremos Fallujah" das mãos dos extremistas, acrescentou.
Carros-bombas escondidos em residências
O chefe das operações admitiu que o avanço das tropas foi contido pelo grande número de artefatos explosivos colocados pelos extremistas."Há túneis e desativamos entre 150 e 200 bombas a cada 100 metros", informou em um comunicado. O general diz que os extremistas teriam preparado carros-bomba, escondidos em casas, com a intecao de explodi-los quando as tropas entrarem.
Cerca de 20 mil pessoas conseguiram fugir de setores periféricos da cidade, mas poucos civis conseguiram escapar do centro da cidade, onde o grupo Estado Islâmico os usa como escudos humanos.

Fonte:




RFI+






Gostou? Compartilhe !!!


Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.


  Ir para a pagina inicial 


language,語,Sprache,язык,स्टॉक

Postar um comentário

0 Comentários