Header Ads Widget






Human Rights Watch condenou detenção do líder opositor alegando que não há provas contra ele


O Estado de S. Paulo
CARACAS - A oposição venezuelana espera que a prisão do líder Leopoldo López aumente as manifestações contra o presidente Nicolás Maduro e convocou cidadãos insatisfeitos com o governo para se concentrarem em frente ao Palácio da Justiça, no centro de Caracas, e protestarem contra a prisão de López.
López se entregou à polícia em Caracas durante marcha - Jorge Silva/Reuters
Jorge Silva/Reuters
López se entregou à polícia em Caracas durante marcha
O opositor será apresentado à Justiça ao meio-dia desta quarta-feira, 19 (13h no horário de Brasília), quando as acusações contra ele serão lidas em um tribunal. "Este chefe político da direita fascista venezuelana já está nas mãos da Justiça. Precisa responder perante à Justiça", afirmou Maduro após a prisão de López.
A organização Human Rights Watch (HRW) exigiu que o governo da Venezuela liberte, de maneira "imediata e incondicional", o opositor. "A detenção de Leopoldo López é uma violação atroz de um dos mais básicos princípios do devido processo: não se pode encarcerar alguém sem ter provas que o vinculem com um crime", disse, em comunicado, o diretor da HRW para as Américas, José Miguel Vivanco.
López se entregou na terça-feira 18 à Guarda Nacional Bolivariana (GNB) em Caracas enquanto participava de uma marcha da oposição. Maduro havia emitido uma ordem de prisão contra López, o acusando de ser responsável pelo clima de violência nas manifestações contra o governo, que na semana passada terminaram com três mortes.
"As autoridades da Venezuela não apresentaram até agora nenhuma prova séria - para acusar López -, apenas insultos e teorias da conspiração. A única causa provável aqui parece ser o fato de que López é um oponente político do presidente, mas infelizmente, em um país sem uma Justiça independente, isso pode ser suficiente", afirmou Vivanco./REUTERS e EFE
  Fonte:





Gostou? Compartilhe !!!


Deixe seu comentário.                                                             Ir para a pagina inicial

Postar um comentário

0 Comentários