Golpe quebrou a máquina do crescimento!
Armínio NauFraga, como se sabe, seria o Henrique Meirelles do "governo" Aecím, esse recordista de delações e que só vai em cana quando crescer o cabelo do Cerra, num tratamento que ele fará na Suíça, com os R$ 23 milhões com que a Odebrecht o subornou (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/odebrecht-serra-recebia-na-suica)
O Traíra não chamou o NauFraga.
O que talvez explique esse pessimismo arrebatador.
Via Estadão (em estado comatoso - http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-maquina-de-crescimento-quebrou,10000088080):
Do lado do consumo, as famílias estão endividadas e há desemprego. Isso cria uma insegurança danada. Em muitos setores, as empresas exibem capacidade ociosa. Não seria natural sair correndo para um novo ciclo de investimentos. A infraestrutura, que é o carro-chefe de uma recuperação, responde lentamente, porque é tudo difícil ali: é preciso fazer projetos, tirar licenças, é da natureza da coisa. Infelizmente, a máquina de crescimento do Brasil está quebrada. A tudo isso se sobrepõe a incerteza. Precisamos de um ambiente que gere entusiasmo. Mas a confiança não vem assim... Se fosse, a saída da ex-presidente já teria dado uma virada. E estamos entrando num período de muito mais incerteza.
Como assim?
Vamos ter mais incerteza política. Na Lava Jato, estão reabrindo delações antigas e chegando muitas delações novas. Pelo o que se diz e pelo que se lê, vão afetar atores políticos da maior importância. Aí, você olha para mundo e se assusta: eleição de Trump, Brexit, Erdogan na Turquia, o Putin com o estilão dele na Rússia, Xi Jinping na China. Existe uma onda de populismo, com um pouco de conservadorismo, e nós aqui estamos expostos a isso. Mas, como eu disse, nem precisávamos dar esse giro pelo mundo. Temos muito aqui com que nos preocupar, ao vivo e a cores.
Fonte:
Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.
0 Comentários