Segundo
Binali Yildirim, um grupo insurgente de militares tenta um golpe de
Estado, mas forças de segurança farão "o que for necessário"
para manter a ordem. Exército, por outro lado, já afirma que tomou
o poder do país.
O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, afirmou que há um aparente golpe militar em andamento nesta sexta-feira (15/07) no país.
"Estamos trabalhando com a probabilidade de um levante militar", disse Yildirim em entrevista à rede de televisão NTV. "Trata-se de um grupo dentro do Exército que se insurgiu."
O premiê admitiu que os militares em questão "cercaram alguns edifícios importantes", mas garantiu que as forças de segurança turcas já trabalham para conter a situação.
Enquanto isso, o Exército turco afirma que tomou o poder em todo o país, o que é negado pelo governo. "O Exército assumiu totalmente o poder para restaurar a democracia. Todos os nossos acordos internacionais estão em vigor. Esperamos manter as boas relações com todos os países", diz um comunicado.
A agência de notícias turca Dogan afirmou que várias ambulâncias tinham ido ao quartel central do Estado-Maior onde, segundo testemunhas, foram ouvidos vários tiros.
Segundo o portal de notícias T24, o prédio onde fica o comando dos serviços secretos turcos tinha sido atingido por disparos feitos por um helicóptero.
Um grande contingente de polícia está nas ruas de Ancara e fechou os acessos à praça de Kizilay, uma das principais da capital. Também foram vistos aviões e helicópteros militares voando baixo.
Ainda segundo a emissora, tanques foram enviados para as proximidades do aeroporto internacional de Istambul.
Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.
0 Comentários