Header Ads Widget






As fotos oficiais sem expressão, em preto e branco e, no caso das mulheres, de véu, são postadas junto a imagens coloridas, divertidas e estilosas feitas pelas pessoas

DR

Utilizando-se de fotos no Instagram, jovens iranianos se rebelam mostrando sua "real" identidade ao lado de documentos formais de identificação.

"KarteMeliChallenge", uma conta popular de Instagram no país, pediu para que as pessoas postem essas fotos e adiram ao "desafio da carteira de identidade".
As fotos oficiais sem expressão, em preto e branco e, no caso das mulheres, de véu, são postadas junto a imagens coloridas, divertidas e estilosas feitas pelas pessoas.
O desafio, que começou há um mês, já tem mais de cem fotos postadas, um número expressivo em um país bastante restritivo às liberdades individuais.
No Irã, segundo instruções divulgadas pelo órgão responsável, as identidades e passaportes devem seguir um certo padrão:
"Para homens: sem chapéus, óculos, gravatas, joias, cabelo com penteado ou costeleta... a testa e as orelhas devem estar visíveis. A cor da roupa não pode combinar com o fundo."
"Para mulheres: hijab completo [véu muçulmano que deixo só o rosto à mostra] com um lenço de cabeça de cor escura para que o formato arredondado do rosto fique visível; sem maquiagem e joias".
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a administradora da página disse que já havia tentado fazer uma campanha diferente, pedindo que mulheres mandassem fotos com o véu islâmico e outras sem, mas que "é raro as pessoas ficarem felizes com sua foto da carteira de identidade. E é isso que faz a campanha interessante", afirmou ao Iran Wire.
Desde da revolução de 1979 que há um código de vestimenta rigoroso no Irã, principalmente para mulheres.










Gostou? Compartilhe !!!

Deixe o seu comentário clicando no balãozinho no topo da postagem próximo ao titulo.



  Ir para a pagina inicial 


language,語,Sprache,язык,स्टॉक


Postar um comentário

0 Comentários