Futebol é novo alvo de disputa entre Abilio e Casino
A disputa entre Abilio Diniz e os controladores do Pão de Açúcar, o grupo Casino, chegou ao futebol. Hoje será discutida na reunião do conselho a venda dos Audax, clubes da empresa que têm sedes no Rio e em São Paulo.
Os clubes custam R$ 30 milhões anualmente ao Grupo Pão de Açúcar.
A Folha apurou que o Grêmio Esportivo Osasco é o que está mais próximo de entregar sua proposta. Ela será feita por Mário Teixeira, conselheiro do Bradesco e presidente do clube.
Devido a Teixeira, o Grêmio Osasco treina no campo do Bradesco, na Cidade de Deus, sem pagar por isso.
Por meio de sua assessoria, a instituição financeira nega qualquer participação no negócio com os Audax e diz que não investe em futebol.
Nos bastidores, pessoas que acompanham as negociações afirmam que o banco investe na formação dos jogadores de base do Grêmio Osasco, o que permitiria descontos de Imposto de Renda. O banco também nega a informação.
Por meio da assessoria do Bradesco, Mário Teixeira disse que o Grêmio Osasco não iria se pronunciar.
Ainda segundo apurou a reportagem, Teixeira estaria disposto a desembolsar cerca de R$ 30 milhões pelos Audax, levando a estrutura de formação de atletas de base, o direito de ficar com jogadores e metade dos direitos de Paulinho, emprestado pelo Audax ao Corinthians.
Adriano Vizoni/Folhapress | ||
Paulinho, meio-campo da seleção, que tem 50% dos seus direitos ligados ao Audax |
O jogador da seleção brasileira está sendo negociado a um time europeu por R$ 57,5 milhões. Além disso, o Audax tem R$ 2,5 milhões em receitas pelos direitos de transmissão de jogos no Rio e em São Paulo, valor que saltará para R$ 3,5 milhões, em 2014. Os dois Audax jogam na primeira divisão estadual.
A outra opção do Grêmio Osasco seria adquirir só a vaga da primeira divisão, desembolsando por isso entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões.
O Grêmio Osasco disputa a segunda divisão do Campeonato Paulista. Com o negócio, passaria à primeira divisão.
O Nacional Atlético Clube, que disputa a quarta divisão do Paulista, também está interessado no Audax, mas não formalizou uma proposta. A ideia é comprar a vaga.
Os contatos com os interessados estão sendo feito por uma empresa, a IGC Partners, contratada pelo Pão de Açúcar para buscar compradores.
NEGÓCIO À PARTE
O empresário Abilio Diniz cobrará detalhes dessas negociações na reunião de conselho. Aficionado por esporte, e por futebol especialmente, Abilio é contrário à venda, o que se tornou um novo ponto de controvérsia com o grupo francês Casino, para quem Abilio vendeu o controle do Pão de Açúcar. O exercício do controle pelos franceses só foi efetivado em junho de 2012 e, pelo acordo, Abilio tem a presidência vitalícia do conselho de administração.
A nova gestão não considera o Audax um projeto social, mas, sim, um time profissional, que exige investimentos e gestão específica.
Abilio discorda e argumentará que o Audax se tornará autossustentável em 2015, pagando seus custos anuais com a receita de direitos de jogadores e de imagem.
Na reunião, Abilio também questionará o patrocínio do Casino, na França, a um projeto de educação e formação de jogadores de futebol.
O Casino dirá que apoia um programa educacional ligado ao futebol, mas os times são amadores.
Os franceses consideram que o Audax tornou-se um negócio à parte e que consome dois terços dos investimentos do grupo em programas sociais.
Criado em 2004, como projeto social, o Audax cresceu na formação de jogadores, que são obrigados a estudar, e até aprender inglês, se quiserem jogar futebol.
Sob o comando de Fernando Solleiro, o time saltou para a primeira divisão em menos de cinco anos.
RAIO X DO AUDAX
120 - Jovens em treinamento
Eles participam do projeto em SP e no Rio. Ao todo, 500 já passaram pelo programa
Eles participam do projeto em SP e no Rio. Ao todo, 500 já passaram pelo programa
R$ 30 milhões - Custo do projeto
Valor leva em conta investimentos com educação, como aulas de inglês e salários de jogadores e comissão técnica
R$ 2,5 milhões - Receita atual
Cifra é resultado do pagamento pelos direitos de imagem da transmissão dos jogos após a ascensão à primeira divisão em SP e no Rio
R$ 35 milhões - Preço de venda do projeto
Pacote inclui programa educacional e os dois times. Valor cai para R$ 5 milhões se interesse for somente na vaga na primeira divisão
Pacote inclui programa educacional e os dois times. Valor cai para R$ 5 milhões se interesse for somente na vaga na primeira divisão
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